Exercícios na barra geralmente são uma dificuldade para os marombas. Acostumados às anilhas da academia, é normal “esquecer” que dá pra fazer muita coisa com peso corporal.
A barra fixa é um tabu pra muita gente. Ou melhor: ERA um tabu!
Nesse post, vou mostrar 4 tipos de barra que você deve dominar depois de algumas semanas de treino, e claro, dicas de como fazê-las. Duas delas são de nível avançado.
Se você tiver dificuldades para realizar alguns dos exercícios que vou mostrar aqui, existe uma dica para te ajudar a chegar na execução perfeita. São três passos que, junto com a experiência adquirida a cada sessão, vão te ajudar a chegar lá:
1- Faça repetições isométricas: tente se manter no pico da contração, ou seja, realize a barra e tente se manter no topo por 15, 30 e 45 segundos.
2- Faça repetições parciais: não consegue fazer o movimento completo? Comece fazendo repetições parciais, ou seja, sai do topo e não deixe o cotovelo ultrapassar os 90 graus.
3- Faça repetições “negativas”: Comece no final do movimento, ou seja, no topo, e a partir daí desça controladamente. Se a barra for muito alta, cuidado. Movimentos bruscos, como saltos, podem causar lesões. Quer uma dica? Use algo pra poder alcançar a barra sem saltar: um step, uma cadeira, um banco…
Pronto pra aprender sobre os 4 tipos que falamos no título? Se liga:
4 EXERCÍCIOS NA BARRA FIXA QUE VOCÊ PRECISA DOMINAR
1- Barra fixa pegada pronada
Ótimo exercício para quem quer trabalhar dorsais com o peso do corpo.
Palmas das mãos voltadas para frente: o ideal é sempre executar o movimento com amplitude total, passar o queixo da linha da barra e estender completamente os cotovelos.
Se não conseguir fazer de primeira, tudo bem. Lembre-se das dicas pra começar a pegar o jeito.
2- Barra supinada
Palmas das mãos voltadas para o rosto: esta é uma variação um pouco mais simples, onde a musculatura do bíceps age como auxiliar no movimento.
A execução é a mesma da barra pronada, passar o queixo da barra e estender completamente os cotovelos.
3- Barra Arqueiro
Esse exercício tem esse nome porque simula um movimento de arco e flecha – ou, pelo menos, foi o que quem nomeou o exercício achou, e eu que não vou discutir.
É um exercício bem desafiador – é um dos dois que eu falei que eram de nível avançada. Ele que exige muito o trabalho de isometria.
Faça o movimento vertical e em seguida movimente o corpo horizontalmente, para a lateral, até estender um dos braços. Difícil fazer os 2 lados ao mesmo tempo? Comece realizando um trabalho unilateral até adquirir resistência para fazer todas as fases do movimento!
4- Barra fixa com explosão
Ao realizar o movimento com a pegada pronada, tente soltar as mãos e fazer uma pegada mais fechada. Essa troca de posição das mãos fará com que aumente sua potência muscular, ajudando assim no ganho de força para outros exercícios como o muscle up. Mas isso é assunto para outro post!
0 comentários:
Postar um comentário