About

terça-feira, 10 de maio de 2016

10 Alimentos que todos deveriam evitar


1 – Refrigerantesrefrigerantes

refrigerantes
O principal problema com refrigerantes é a quantidade de açúcar refinado que eles fornecem – uma montanha. Quando bebemos refrigerantes (ou qualquer bebida rica em açúcar), o cérebro não consegue registrar essa chuva de calorias líquidas corretamente e se você (assim como todo mundo) gosta de comer algo saboroso junto de refrigerantes, você provavelmente vai comer muito mais até ficar satisfeito (1,2,3) podendo fazer você extrapolar suas necessidades calóricas com maior facilidade (acumulando gordura).
E mesmo que você não consuma alimentos sólidos junto de refrigerantes, o açúcar sozinho contido neles tem um leque gigantesco de malefícios que influenciam direta e indiretamente a hipertrofia muscular. Além do gosto agradável, literalmente não há benefícios em utilizar refrigerantes.
Alternativas: água, chás e bebidas com outros tipos de adoçantes naturais (como Stevia).

2 – A maioria das pizzaspizza-calabresa

pizza-calabresa
A grande maioria dos sabores de pizzas fornecem ingredientes muito ruins. A massa comum é feita de farinha de trigo altamente refinada, as carnes geralmente são processadas e o restante dos ingredientes são bastante calóricos. Sim, pizza continua sendo uma delícia, mas em sua maioria, fornecem nutrientes vazios que só facilitarão o acúmulo de gordura.
Alternativas: pizzas feitas com massa integral e ingredientes não processados como frango, ovos, carne vermelha. Fazer a sua própria pizza usando ingredientes saudáveis também é uma boa saída.

3 – Pão brancopao-frances

pao-frances
Pães brancos são feitos com farinha de trigo refinada, contém poucos nutrientes, fibras e causam picos de insulina que podem favorecer o acúmulo de gordura (4).
Alternativas: pães genuinamente integrais. Se você for comprar pão integral no mercado, tenha certeza que o primeiro ingrediente da lista é farinha de trigo integral, do contrário o pão não é integral de verdade.

4 – Sucos naturaissucos fruta

sucos fruta
Sucos de frutas são considerados saudáveis por serem “naturais”, mas no final são praticamente água com açúcar. Claro, eles fornecem algumas vitaminas e minerais, mas a quantia de açúcar esmaga todos os seus benefícios.
O problema com o suco da fruta é que durante o seu preparo, boa parte dos nutrientes e fibras são perdidos, restando o gosto e a frutose (que não deixa de ser um tipo de açúcar que em excesso faz mal). Quando ingerimos a fruta inteira, sempre ingerimos em menor quantidade, com todos os seus nutrientes e fibras, fazendo a frutose ser digerida lentamente e em menor quantidade.
Alternativas: comer a fruta inteira ou tomar água, chás, etc…

5 – Óleos vegetaisoleo vegetal

oleo vegetal
Óleo de soja, milho, canola e outros, contém grandes quantidades de omega-6 e oxidam facilmente em altas temperaturas. Vários estudos sugerem que estas características são cancerígenas (6,7,8,9,10,11,12,13). Como muitas pessoas usam óleo para preparar seus alimentos da dieta, isto é especialmente importante.
Alternativa: use versões de óleos mais saudáveis como óleo de coco, manteiga (de verdade) ou azeite de oliva extra virgem.

6 – Margarinamargarina

margarina
Margarina é um pseudo-alimento extremamente processado e manipulado para ter textura e gosto semelhante a manteiga. Ela é carregada com ingredientes artificiais e geralmente é feita com óleos vegetais que foram hidrogenados para deixar o produto mais sólido. Isto faz com que o conteúdo de gordura trans aumente consideravelmente.
Alternativas: manteiga de verdade.

7 – Doces, biscoitos e bolosdoces

doces
A maioria dos doces, biscoitos e bolos são feitos com açúcar refinado, farinha refinada e gorduras trans. É um combo de nutriente vazios, com excesso de calorias e um monte de ingredientes que fazem mal à saúde.
Alternativas: versões saudáveis feitas em casa usando ingredientes integrais e gorduras boas.

8 – Processadosprocessados1

processados1
Carnes fornecem vários nutrientes que auxiliam a hipertrofia, mas o mesmo não vale para processados. Salsichas, mortadela, salame e frios em geral não contém o mesmo valor nutricional e ainda fornecem aditivos, conservantes e sódio em excesso.
Alternativa: carne de verdade

9 – Fastfood em geralfastfoodgeral

fastfoodgeral
A maioria dos alimentos fornecidos em restaurantes de fastfood são produzidos em massa, altamente modificados para serem hiper palatáveis (viciantes) e fornecem pouquíssimo valor nutricional.
Alternativas: comida caseira feita por você

10 – Qualquer alimento rico em açúcar, farinha refinada e processado

Além dos citados no texto, existem inúmeros alimentos que deveríamos evitar, mas não é necessário ser um gênio da nutrição para saber o que vai prejudicar seu progresso e afetar sua saúde: basta observar os ingredientes e como o alimento é feito. Se um alimento contém muito açúcar refinado, farinha e outros ingredientes refinados, e ainda passa por diversos processos industriais até chegar em você, então é bem provável que você deve passar longe dele.

“Basicamente eu preciso parar de viver para ter resultados, é isso ?”

Não, esta lista não tem absolutamente nada com privações extremas e viver como um monge para conseguir resultados, mas sim com moderação e controle (leia-se o nome do texto “alimentos que todos deveriam evitar“). Se você não é um atleta e não vive do corpo, você provavelmente pode usar os alimentos da lista com moderação e ainda ter  resultados satisfatórios. Com um pouco de criatividade também é possível fazer a sua própria versão de várias das refeições listadas e deixá-las mais saudáveis e voltadas para o seu objetivo.
Agora, se o consumo de um (ou vários) dos alimentos da lista é um hábito para você, é bem provável que isto está limitando seus ganhos e ainda prejudicando sua saúde. Neste caso, cabe a você avaliar o quanto os resultados da academia são importantes e a partir daqui fazer as devidas mudanças.

0 comentários:

Postar um comentário