MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR Toda mãe tem um dom. É só a coroa profetizar a frase “Tem certeza que vai sair só de camiseta e bermuda hoje?” que automaticamente o clima da cidade, antes ensolarado e sem nuvens, se fecha para formar um ciclone tropical. E o que seria isso, senão uma maneira de você aprender na prática que, se algo tem a chance de dar errado, pode dar errado. Logo, nada melhor do que estar sempre um passo à frente para não se ferrar. Estude sempre aquela matéria a mais no dia de provas difíceis, leve aquele relatório extra para a reunião importante da empresa, cheque se o carro está com o estepe e, quando sair de casa, não esqueça de levar um casaco ou guarda-chuva porque vai que, né?
VOCÊ É UM SER HUMANO ÚNICO Desde cedo toda mãe ensina para o seu filho a importância de se destacar em um mundo onde cada vez mais as pessoas estão iguais umas as outras. Era só você reparar que todos os meninos do colégio estavam usando um mesmo tênis e pedir um desses para ela com o argumento que “todo mundo tem um” que, com uma sabedoria oriental, ela respondia: “mas você não é todo mundo”. Aprenda a se destacar. Ser diferente não é algo ruim. Isso mostra que você tem personalidade e capacidade de tomar suas próprias escolhas independente do que as pessoas estão fazendo. Crie um estilo próprio e mostre como você é especial, mesmo sem ter tênis desta ou daquela marca.
NÃO SIGA O EXEMPLO DE FALSOS LÍDERES É muito fácil vender uma ideia. Não é à toa que existem diversos livros e especialistas em como gerir um time ou vender uma ideia. É necessário muito bom senso e reflexão para saber se aquele seu chefe ou sócio está te levando para uma furada. Não foi de bobeira que sua mãe, sempre que te via imitando algum amiguinho em alguma coisa idiota logo proferia a frase “se o Pedrinho pular da ponte, você vai pular junto?” Aprenda a diferenciar um bom líder, um bom político ou um bom sócio de falastrões cheios de falácias e ideias repetidas que não levam a lugar nenhum. E acima de tudo, não pule da ponte atrás de qualquer um.
RESPEITAR PRAZOS É VIVER FELIZ Você estava sentado na sala, curtindo seu Toddy enquanto tentava passar da maldita fase do Cassino de Sonic 2 quando sua mãe perguntava se você tinha lavado a louça. Claro que não. E claro que você tentava negociar com ela para poder lavar depois de terminar a jogatina. Era quando sua progenitora, com uma voz ameaçadora proferia: “Eu vou contar até três…” Aqui está uma lição de gentiliza dela para você. Sabe por que? Na vida, são poucas pessoas que vão contar até três para você cumprir seus prazos. Grandes empresas têm política de tolerância zero para funcionários que não conseguem manter seus cronogramas e grandes operações de negócios podem ser afetadas por aquela pessoa que não consegue entregar sua parte do projeto na hora. E na vida amigo, a chinelada é o menor dos seus problemas. A demissão dói mais do que qualquer surra de tamanco que sua mãe poderia te dar.
APRENDA A VALORIZAR AS COISAS É muito difícil ser grato. Às vezes, a gente se acostuma tanto com uma situação que não percebe quão valiosa ela é e deixar de aproveitar cada segundo como deveria. Quantas vezes você não ouviu quando era pequeno: “Um dia você vai me agradecer” ou “quando você morar sozinho vai ver”. Mesmo assim, virou os olhos e achou que ela estava exagerando. Quando você começa a pagar suas próprias contas e passar os perrengues percebe que era feliz e não sabia. Por isso, aprenda a dar valor para as coisas boas, tanto as pequenas como as grandes, antes que seja tarde mais para isso.
quarta-feira, 4 de maio de 2016
Lições de vida que todo homem aprende com sua mãe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário